Cartas de Apresentação


 

Uma carta de apresentação não tem entoação, expressão facial ou postura (linguagem corporal), o que pode não transmitir uma imagem mais correcta do remetente; por isso, tem que ser contrabalançada com uma cuidadosa escolha de palavras, verbos de acção e uma escrita criativa. É uma das ferramentas fundamentais na procura de emprego. Há vários tipos de cartas de apresentação, mas, de um modo geral, deve-se redigi-la com quatro partes distintas:

 

  • Em primeiro lugar, o signatário deve apresentar-se e explicar o porquê do interesse na empresa para a qual escreve e qual a preferência do sector, bem como a posição em particular;
  • No segundo e terceiro parágrafos, deve exemplificar o seu contributo em relação aos resultados e experiências obtidos, referindo sempre aptidões e capacidades que pode/sabe usar para executar com sucesso as funções da posição a que se candidata;
  • Por fim, deve mostrar-se disponível para uma entrevista, sendo criativo ao terminar a carta, despedindo-se cordialmente, escrevendo depois o nome completo e a assinatura.

 

Recomendações na Carta de Apresentação

 

Para se enviar uma carta de apresentação, há que ter em conta que esta deve ser preferencialmente dirigida a alguém em particular, pelo que se deve tentar descobrir o nome da pessoa com o poder para contratar, se isso não for possível, pode-se simplesmente endereçar a carta ao Departamento de Recursos Humanos, considerando a carta como sendo sempre profissional.

 

- Uma carta de apresentação nunca deve ocupar mais de uma página escrita; 

 

- Deve ser usado um papel de qualidade, se possível branco e do mesmo tipo que se usa para imprimir o currículo;

 

 - Deve-se dar uma breve explicação do que se pretende, sem se esquecer que a carta de apresentação deve estar de acordo com o que a empresa procura;

 - Pode-se e deve-se salientar do Curriculum Vitae apenas os aspectos mais importantes para a posição a que a pessoa se candidata, desde competências e aptidões a resultados alcançados, de modo a persuadir o leitor de que se é o candidato mais adequado para a posição;

 

- Deve-se mostrar sempre interesse e entusiasmo pela empresa, podendo-se aludir a alguma referência sobre a mesma ou sobre o sector, que demonstre que se tem algum conhecimento sobre estes; 

 

- Contudo, o mais importante é verificar a ortografia, a gramática e as expressões antes de imprimir a carta para que não existam erros;

 

 - As frases devem ser curtas, concisas, mas com um léxico rico e não se deve escrever mais do que quatro ou cinco parágrafos;

 

 - As expressões e factos muito formais devem ser evitados, pois a carta de apresentação é um diapasão do que o candidato pretende obter; devem, por isso, ser usados preferencialmente verbos de acção;

 

 - O candidato deve sempre evitar usar constantemente a palavra “eu”, pois pode transmitir uma imagem egocêntrica; deve mostrar-se flexível, referindo estar aberto para aprender e trabalhar em equipa;

 

 - O candidato deverá redigir uma carta de apresentação diferente para cada empregador, não usando cópias ou parágrafos previamente utilizados para os outros processos de recrutamento.